Um indicador de pH, também chamado indicador ácido-base, é um composto químico que é adicionado em pequenas quantidades a uma solução, permitindo conhecer se a solução é ácida, básica ou neutra. Estes corantes são dotados de propriedades halocrômicas, que é a capacidade de mudar de coloração em função do pH do meio.
Os indicadores de pH, são frequentemente ácidos ou bases fracas. Quando adicionados a uma solução, os indicadores de pH ligam-se aos íons H+ ou OH-. A ligação a estes íons provoca uma alteração da configuração eletrônica destes indicadores e, consequentemente, altera-lhes a cor.
Dada a subjectividade em determinar a mudança de cor, os indicadores de pH não são aconselháveis para determinações precisas do valor do pH. Um medidor de pH, denominado pHmetro, é frequentemente usado em aplicações onde são necessárias um maior rigor na determinação do pH da solução.
Os indicadores de pH são frequentemente utilizados em titulações, na Química Analítica. Na Bioquímica pode ser utilizados com o objetivo de determinar a extensão de uma reação química.
Os sucos de alguns vegetais e outras plantas podem funcionar como indicadores de pH, ou seja, de quão ácido ou básico é uma substância. Por exemplo, ao cozinhar uma couve vermelha até ficar macia, se adicionado o suco liberado a um ácido, tal como o vinagre, o mesmo tornar-se-á vermelho. Já em uma base, como a amônia, o suco tende a tornar-se azul ou verde. Outros vegetais como a beterraba, podem realizar o mesmo processo.Algumas soluções de substâncias naturais, especialmente originárias de plantas, comportam-se como soluções de indicadores de pH:
-Soluções naturais de indicadores:
*A solução aquosa de chá preto - A sua solução aquosa é avermelhada/ amarelada, adquirindo cor amarelo-pálida em contacto com soluções ácidas e, cor acastanhada em contacto com soluções básicas.
*A solução aquosa dos rabanetes - A sua solução aquosa adquire cor vermelha em contacto com soluções ácidas e, cor acastanhada em contacto com soluções básicas.
*A solução aquosa da pêra - A sua solução aquosa adquire cor vermelha em contacto com soluções ácidas e, cor verde-seco em contacto com soluções básicas.
*A solução aquosa do chá de repolho roxo- A sua solução aquosa adquire cor vermelha em contacto com soluções ácidas e, cor Amarelo bem Claro (verde inicialmente) ou azul anil em contacto com soluções básicas.
De acordo com a tabela,verificamos se o pH é alcalino ou básico.
Podemos também observar que a escala de pH segue uma graduação numérica que vai do número 0 ao 14. Assim sendo, um pH próximo do número 0 constitui um pH ácido, ou seja, há uma predominância dos íons de hidrogênio, ao passo que um pH mais próximo da 14 representa uma solução alcalina. Como divisor da escala situa-se o número 7, cuja função é indicar um pH neutro, em que os íons de hidrogênio se encontram em estado de equilíbrio, sendo essa uma solução nem ácida, nem neutra. Por ser baseada numa escala logarítmica de base decimal, podemos constatar que cada ponto na escala determina um pH dez vezes maior/menor do que o ponto anterior/posterior. Exemplificando, um pH de número 8 é dez vezes maior do que um pH de número 7. Existe também o pOH, responsável por determinar a concentração de hidroxilas ([OH-]) na solução. Trata-se de um parâmetro complementar ao pH, baseando-se na equação: pH + pOH = 14
Postagem:Alessandra
Nenhum comentário:
Postar um comentário